terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Prefeita de Apodi Gorete Pinto quebra acordo com universitários de Apodi e corta o repasse feito aos transportes.


Na ultima semana antes do recesso de fim de ano, os universitários de Apodi são pegos de surpresa (o que já não é mais surpresa). É que a prefeita Gorete Pinto cortou o repasse que fazia aos transportes que trafegam com os estudantes para outras cidades da região. A prefeita, quebra mais uma vez o acordo firmado com a classe universitária.

A dinâmica do transporte universitário de Apodi se dá numa contra partida do município que entra com um valor X, e os universitários complementam o restante do valor gasto pelos transportes.

Para manter o transporte na última semana, muitos universitários são obrigados a pagar mais uma taxa, além dos 70,00 reais (universitários de Mossoró) e 32,00 reais (universitários de Caraúbas)  visto que muitos terão provas antes do recesso.

Para os transportes de Mossoró, a AENTS conseguiu firmar um acordo entre os motoristas, que farão a linha normalmente essa semana, e os gastos serão ressarcidos pela Associação no inicio de janeiro, quando a taxa a ser cobrada pela associação for de 10,00 reais, o arrecadado dará para cobrir essa despesa, visto que o transporte em 2013 será gratuito.

A situação está complicada para os 55 universitários que estudam em Caraúbas, pois para esses não há nenhuma possibilidade de acordo com o motorista que faz a linha, visto que a prefeitura detém uma dívida com esse motorista, e o valor cobrado por ele nesse trajeto (Apodi a Caraúbas 38,3 km) é equivalente a mais de 3 mil reais por mês, sendo que 1.700,00 são repassados pela classe universitária, num valor de 32,00 reais por aluno, e mais 1.300 reais são repassados pelo GAE, fora o bônus de combustível que é repassado pela prefeitura.

A situação se complica, pois os 55 alunos estão reféns de uma situação em que não tem poder de decisão ou de negociação, pois para manter o carro essa última semana, seria necessário que os universitários que estudam em Caraúbas arcasse com mais 25,00 reais, o que é um absurdo.

Muitos universitários já optaram por não ir essa semana, já outros são obrigados a buscar outra forma devido estarem em período de prova.

Os coordenadores do ônibus recorreram a AENTS, que garantiu que o valor cobrado pelo motorista é acima do normal, e que irá buscar outro transporte que possa fazer a linha nessa ultima semana do ano, mas mesmo assim, os alunos terão que pagar mais uma taxa para que o transporte possa manter-se nessa semana. Segundo Pedro Victor, a situação está dessa forma devido a falta de compromisso da prefeita Gorete com a classe universitária de Apodi.

Nenhum comentário: