quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Fórum Municipal de Juventude de Apodi planeja suas ações para 2013



O FMJ (Fórum Municipal da Juventude) realizou, sábado dia 12 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores, a primeira reunião do ano de 2013, e contou com a presença de vários representantes de organizações e movimentos juvenis do município, além de contar também com a presença da vereadora mais bem votada de Apodi, Hortência Regalado, que tem desempenhado uma militância junto ao fórum desde que foi eleita. No encontro alguns pontos importantes foram definidos, entre eles, o plano de ação para 2013 que seguirá com:
ü  07 Fóruns, sendo estes referentes aos meses de Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Agosto e Setembro.

ü  01 Acampamento de Férias que será realizado no mês de Julho.

ü  01 Semana do Estudante Universitário e de Nível Médio que será realizada em parceria com a AENTES e os Grêmios estudantis das escolas de Apodi, no mês de Outubro.

ü  01 Festival Municipal de Juventude no mês de Novembro.

ü  01 Confraternização de fim de ano das organizações e movimentos juvenis do município.

O II Fórum de Juventude acontecerá no dia 23 de fevereiro, a partir das 8h da manhã nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, e estará abordando o tema: “Conselho Municipal de Juventude - Um Mecanismo de Controle Social nas Mãos da juventude!”. Essa temática será abordada pela professora Socióloga Joana Araújo – Formada em Ciências Sociais pela UFRN e que atua na rede pública de ensino do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e desenvolve trabalhos em torno da temática da juventude, participação e sociabilidade política. A professora também é pesquisadora sobre as novas formas de atuação da organização da sociedade civil. Atuou como articuladora estadual junto ao projeto intercâmbio das Juventudes EQUIP-RJNE-MDA, e é atualmente militante do Levante Popular da Juventude do Ceará, atuando no município da Caucaia, onde é parte da secretaria operativa-metropolitana deste.

Para os representantes das organizações sociais de juventude que compõe esses fóruns, esse será um momento importante no eixo das discussões de juventude no município, visto que é de interesse dessas organizações a participação popular nas principais decisões políticas do município, e a melhor maneira para que isso ocorra é consolidar o CMJ (Conselho Municipal de Juventude) como um espaço definitivo de controle social.

A temática abordada nesse II Fórum vem em boa hora, visto que estamos em um processo de renovação política administrativa em nosso município, e essa nossa chance de buscarmos o nosso espaço de participação popular, de controle social como bem diz o tema, mas é preciso conhecer a fundo as diretrizes que orientam esses conselhos, por isso que convidamos a professora Joane Araújo para vir aqui dar sua contribuição e nos colocar no rumo certo das discussões – finalizou Jerlândio Moreira, um dos coordenadores do FMJ. 


Nenhum comentário: