sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Barragem de Santa Cruz apresenta altas baixas em sua capacidade de armazenamento.


Clique para Ampliar as Imagens

Domingo passado estive visitando a Barragem de Santa Cruz, sim, aquela que dizem ser de Mossoró, mas que está encravada no coração do município de Apodi. Fiquei muito preocupado com a velocidade de evaporação da água da barragem. O espelho d'água está sem dúvidas muito menor. Não sei precisar qual o nível da barragem hoje, mas pelas fotos posso dizer que ela está um pouco acima de sua capacidade máxima.

Acredito que essa é a maior baixa no reservatório desde sua sangria, em 2002.

Todo mundo já sabe que essas águas é a ambição de toda região Oeste e Médio Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Já são mais de 5 projetos pensados para uso dessas águas, o que me preocupa é se essa barragem vai comportar tanta retirada de água.


Na minha visita também estive na comunidade de Santa Cruz, que fica localizada praticamente no pé da Barragem, e acreditem, é uma região seca, sem água até para o consumo humano, mesmo tendo um reservatório com capacidade para seiscentos milhões de metros cúbicos de água. Podemos dizer que é o cumulo da contradição. A comunidade hoje recebe o abastecimento de água feito pelo Exército Nacional através do Programa Operação Pipa, e ainda sim recebe um complemento de água feito pela Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Apodi.

Nenhum comentário: