terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

[CAFÉ COM POLITICA] – OPINIÃO.

A Oposição de Apodi


Falar da oposição política do município do Apodi é uma das questões mais relevantes, no meu caso, a mais especial, já que até o ano de 2012 eu o era ferrenhamente, e assim o fui desde que me conheço por gente. E como membro nato dessa fileira o até referido período, com uma vasta experiência acumulada, posso fazer aqui algumas ponderações importantes.

Dizer que o atual gestor detém uma bancada de oposição ferrenha seria muita presunção de minha parte, na verdade, a bancada oposicionista tenta de todas as formas unir forças e ganhar espaço, o que vem tímida e lentamente acontecendo, mas em si, não representa uma problemática real para o líder do Executivo do nosso município, que diga-se de passagem, vem ganhando espaço privilegiado na região, já que conseguiu unir em um fórum nesse último final de semana, 5 das várias prefeituras que compõe a tromba do Elefante. Bom mais isso é assunto para uma outra postagem, voltemos aos nobres edis. De um lado uma bancada aparentemente de oposição, mas que por vezes não conseguem manter a coesão de suas discussões, sendo que em maior parte delas deixam aparecer a rixa política, o mal dessa cidade. Do outro, a bancada defensora da atua gestão, que em alguns momentos se porta como sendo de oposição, ou seja, aquele discurso distante do governo, se eximindo da culpa e sobrecarregando o gestor de problemas que a eles supostamente não o pertencem. Coisas que eu não consigo entender bem, continuamos daquele jeito, uns criticam e outros defendem, num ring que o povo é chamado de “Xeleleu”, supostamente denominada de Casa do Povo.

A questão da rixa política é tão acirrada que em certos tempos a bancada oposicionista por vezes não conseguem chegar a um consenso, o que a meu ver, representa uma admirável e simples perca dos ideais de cada parlamentar, que deixam de lado os interesses do povo para buscar o interesse partidário ou pessoal. E claro, antes que me crucifiquem ou me proíbam de expor minha opinião, e me processem, quero dizer que a regra não se aplica a todos os edis que compõe a tal bancada. Em breve espero poder analisar o perfil de cada um e aqui expor minha humilde opinião.

Mas o que quero me deter mesmo neste post, é a bancada de oposição não eleita para tal fim, como é o caso dos programas de rádio e blogs que vem a passos largos ganhando espaço e conquistando adeptos a cada dia. São pessoas normais, sem cunho político, que se tornam líderes de uma causa oposicionista e o fazem com insistência. Nesses casos, acredito que podem causar uma verdadeira mobilização social, já que estão diariamente e constantemente em contato real com o povo, falando a mesma linguagem, e é de se esperar de uma cidade política como Apodi, que uma ação como essa ganhe forças estrondosas capazes de impor causas e impactos sociais, muito embora que eu pouco acredite nisso, mas com as ferramentas disponíveis como estão para essa bancada, não duvido muito da capacidade de mobilização que estes possam ter.

Em pouco tempo tivemos o crescimento acelerado do Blog do Jair Gomes, o principal blog oposicionista, que tornou-se pioneiro em suas denúncias (mesmo que algumas infundadas), mas que de início não detinha atenção de ninguém por se tratar de um blog a mais. O fato é que o rapaz cresceu em conceito e hoje tem o respeito de uma parte da população que fielmente lê suas notícias. Sem contar que a esse somou-se alguns outros blogs também de grande renome, enquanto os grande baluartes da comunicação do município foi aos poucos esquecidos.

Na parte de comunicação radiofônica a coisa ficou cada vez mais tensa, pois já são dois programas de rádio declarados oficialmente oposição, apresentados em horários nobres, aquele horário em que é considerado pico de audiência. Um ao meio dia, onde a maioria das pessoas estão no descanso para o almoço, comprovadamente o horário de maior audiência de rádios. Outro vai ao ar no fim da tarde, quando a maioria das pessoas estão encerrando seus expedientes, foi uma sacada ideal para proliferar a informação. Antes havia nesse horário programas em defesa da gestão, hoje esses horários estão a serviço da oposição. Não resta dúvida de que a esse tipo de oposição o líder do executivo deve deter sua maior atenção, visto que se trata de um potencial veículo de comunicação. Tenho que confessar, a oposição está fazendo suas jogadas, e muito bem por sinal, resta o poder executivo responder a altura.


Enfim, a questão merece maior atenção, não é num simples post que poderíamos discorrer sobre um assunto tão polêmico, mas deixo aqui espaço para seus comentários, sua opinião, e claro, o direito de resposta, caso necessite, o que acredito não ser necessário, já que não citei nome de ninguém. 

Um comentário:

Anônimo disse...

A quadra do Lindaura Silva no Conjunto COHAB começou, não parou e vai terminar sem interrupção, sabe por quê, Por que lá não tem medições pagas adiantadas e nem conluio com a Construtora que esta fazendo a obra.